quinta-feira, 8 de junho de 2017

Vidas quase não vividas ...


Tem umas coisas que me deixam de bode, sempre! Ontem saímos para passear com os cães, e passamos em frente à casa do vizinho, ele não estava lá, mas estavam os cinco gatos, espremidos entre a janela e a tela de proteção, que não os deixa sair. Todos praticamente na mesma posição olhando para a rua, talvez observando o gato branco da vizinha da frente passeando pela calçada. Ok, eu sei que tem esse lance de segurança, que dentro de casa eles estão protegidos dos perigos de uma vida na rua, da fome e do abandono, já tive até algumas discussões com amigos que tem gatos a respeito. Mas para mim sempre parece muito injusto com o bicho, viver a vida toda, as vezes confinado dentro de uma casa, algumas tem quintal, claro, e isso é bem legal, ou de um apartamento, as vezes  sem sacada, a vida toda, as vezes sozinho, sem outro gato para fazer companhia,  saindo uma vez por ano pra ir ao veterinário dentro de uma caixa. Tenho cães, mas cães saem pra passear, pelo menos nos esforçamos para que eles saiam quase todos os dias, e eles amam isso, já com gatos, as pessoas não tem esse costume. As vezes me pego pensando, se eles pudessem escolher, o que eles prefeririam, a prisão perpétua segura, ou uma vida livre com seus perigos ... 


6 comentários:

  1. É uma questão complicada, acho que entendo a tela do seu vizinho. Muitas pessoas não gostam de gato, mas muitas mesmo, quando veem algum perto de suas casas não exitam de deixar uma dose de veneno no muro, princiopalmente quem cria passarinho. Já tive muitos gatos machos, nunca os prendi, mas quando tinha alguma gata no cio, sumiam e nao voltavam mais ou morriam envenenados. Acabei perdendo o gosto. Não tenho dúvidas que o desejo deles é uma vida livre, por isso não crio mais. Sobre passea: é complicado passear com gato, se assustam muito facíl e podem se tornar um pouco perigosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Gustavo, até entendo, mas acho muito injusto com o bicho, não deixar ele ter uma vida plena. Sim, os humanos são os culpados de tudo, tanto os que envenenam os felinos, quanto os que criam pássaros presos em gaiolas, os que confinam peixes em aquários, etc. Já tive muitos bichos de estimação, diga-se presos, mas ando numa vibe totalmente contrária à isso, vamos deixar os bichos onde eles deveriam estar ! Mas o que fazer com a carência do ser humano, sem um bicho de estimação ?

      Excluir
    2. Bichos em zoos ... tem que mudar a maneira de pensar !

      Excluir
  2. Respostas
    1. Infelizmente, ninguém ... o humano já decidiu.

      Excluir
  3. Cães são descendentes dos lobos, lobos são animais selvagens. Será que foi justo ter domesticado lobos e feito alterações genéticas até chegarmos ao cachorro? Ou será que a natureza foi justa ao ter adaptado as especies com o passar das eras?

    ResponderExcluir