quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Mais um.


Foto Marcos Campos - Trancoso - BA


Um ano que chega ao final, não dá para ser ignorado. De uma maneira ou de outra é um ciclo que se fecha e cada um tem a sua maneira de lidar com isso, inclusive quem diz que não liga para isso, mas que no fundo dá alguma importância mesmo que silenciosa. Muito se diz que 2015 foi um ano difícil e complicado, e de certa forma foi mesmo, acho que todos sentimos isso, pois senão não se falaria tanto nisso. Mas ele teve seus bons momentos também, um pouco, depende de como se olha os acontecimentos do ano, as vezes, como tudo na vida, as coisas não são o que parecem ser, ou vice versa. A gente se surpreende com o que acontece, as vezes aquele pedido que se fez a anos, se realizou e nem ficamos tão felizes assim, as vezes aconteceu uma coisa que consideramos muito ruim, e que depois revelou-se a melhor coisa que poderia ter acontecido. Tudo depende, depende de um monte de fatores, inclusive da gente mesmo, dependendo de como encaramos os acontecimentos, temos os reflexos disso em nossa vida e humor. Mas acho que mesmo com fama de complicado e difícil, ele foi um ano positivo pensando na história como um todo.
Um dos fatores dele ter sido um ano complicado foi a crise política que afetou todo o funcionamento do País, mexendo é claro, com a vida de todo mundo, dificultando ainda mais para quem já estava em uma situação difícil, e dificultando um pouco mais para quem havia progredido um pouco, com a volta da inflação e desemprego entre outras coisas. Mas isso todos nós já sabemos, o que me preocupa sempre é que sempre os menos favorecidos é que sofrem mais. Mas talvez isso seja parte do processo todo, e talvez olhando a coisa mais de longe, pode até estar ruim, mas melhor em algum sentido, talvez ...
Enfim, no fim do ano a gente sempre pensa um pouco mais e querendo ou não faz uma retrospectiva do que passou, e acho bem positivo isso, um tempinho para parar e avaliar os erros e acertos, sempre aprendemos um pouco mais, pelo menos a gente tenta !
Mas, como diz uma amiga, a gente não controla muita coisa, então que a gente continue nessa viagem maluca que é a vida em 2016, e que coisas realmente boas, aconteçam, apesar do cenário no nosso País, apontar em uma direção contrária. Mas que pelo menos no âmbito pessoal, a gente possa ser uns seres melhores do que fomos até aqui, que a gente seja mais sincero consigo mesmo e com os outros, que a gente coma melhor, que a gente produza menos lixo, que a gente plantes mais árvores e flores, que a gente sinta menos medo, que a gente seja mais proativo, que a gente dê a devida importância ao dinheiro, nem mais, nem menos, porque ele é importante sim, para todo mundo, que a gente trate as pessoas com mais afeto, que a gente pratique mais a caridade, que a gente seja menos preconceituoso, que sejamos mais honestos, que a gente consiga se divertir mais e reclamar menos, que a gente pense mais positivo, que a gente se valorize mais, que a gente ria muito, que a gente seja mais corajoso,  e importante: que a gente veja mais o mar !! Enfim, que a gente ame mais, de uma maneira ou de outra, o que nos move é o amor, amor por uma ação, profissão ou pessoa, então, vamos tentar colocar isso em prática! A vida não pára de seguir em frente, não fique muito tempo parado em cima da ponte, vendo-a passar ! Um ótimo 2016 !


11 comentários:

  1. ... e importante: que a gente veja mais o mar !! (interessante essa parte, rsr) o mar é fascinante e perigoso, pesado, hipnotizante.... mas prefiro ver montanhas com neblina no topo, por cima das nuvens, cobertas de verde, ondulando, ondulando.... rs

    Que seria do azul, se todos gostassem do amarelo, né Marcos???

    Que tudo que voce escreveu sejam bons presságios para o ano que se inicia. Que um anjo diga amém e que possamos ser melhores pessoas em 2016.

    Abraços pra voce, Dalmo, Nelson e Frida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto das montanhas também Margot ! Poderia ser tudo junto não ? Uma montanha coberta de mata atlantica que terminasse em uma bela praia ! A mata poderia ter uma cachoeira ! Água doce também vai super bem depois do mar ... rs.

      Beijo !!

      Excluir
    2. Ah ! e é Greta, não Frida ! hahaha !

      Excluir
  2. foi um bom resumo! um feliz 2016! cheio de amor saude e sucesso! abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado HHP !! Pra vcs ai também ! Com a grande novidade do ano ! rs !

      Abraço !!

      Excluir
  3. O amor faz girar o mundo, que ele não falte em 2016.
    Bom 2016.

    ResponderExcluir